-Cade o Nori que estava aqui? O gato comeu.-Nori cade voce , eu vim aqui so pra tiver!
-Ei ..voce ai, voce viu o Nori ai, voce viu o Nori ai?
Não é tema de filme nem marchinha de carnaval!!! Que bom que fosse.
Mas infelismente a realidade é outra, um triste pesadelo que profissionais do Sushi vem passando nessas últimas semanas com a alta do Nori que disparou de 22,30 reais para 80,00 reais em algumas regiões do Brasil.
Devido a muitos emails recebidos de alunos e seguidores de nosso trabalho, a The International Culinary Institute Of Japan resolveu ir atráz, dos fatos e esclarecer de uma vez por todas o que ninguém esta entendendo.
Conseguimos marcar uma entrevista com um grande fornecedor de Nori no Japão, e fomos até Toyohashi (Aichi) onde fomos recepcionados pelo Sr Y.F-(53 anos).
-Perguntamos a ele o porque das altas do Nori no Brasil, assim repentinamente. O Sr Y.F-(53 anos)nos respondeu que a China maior produtora de Nori Global, não se preparou para essa espanssão do sushi, a produção almentou muito nestes últimos anos, e a China agora não tem o suficiente para a demanda de mercado internacional,confesso que fiquei chocado com a notícia, a natureza não da conta de suprir a reposição necessária mundial, em tão pouco espaço de tempo.
Sr Y.F-(53 anos), contou também que veio um representante da China para comprar Nori da Koreia e do vizinho Japão, mas que devido ao frio intensso do inverno asiático, as águas frias não deixarão a natureza cumprir o seu papel, e a produção do Japão, não corre perigo, mas não tem como suprir outros mercados.
aqui nesta foto nori Koreano mais barato, comparado com Nori Japones mais Barato. |
Agora a solução seria explorar o tradicional sushi Japonês, aproveitando a fartura de peixes em nossa costa, e fazer bom e velho sushi legítimo,com arroz, wasabi e peixe.
Porque não adianta levar o nome de restaurante de Culinária Japonesa, e continuar comentendo os mesmos erros do passado.
Fonte : The International Intitute Culinary Of Japan (redação)