|
Presidente da Kiyomura Corp. (à esq.) recebe o certificado de uma representante do Guinness World Records no distrito de Tsukiji, Tóquio, em 1 de junho (Asahi) |
02/06/2017 - O atum de 222kg, que atingiu preço recorde no Japão há 4 anos, foi reconhecido pelo Guinness World Records no dia 1 de junho como o “atum mais caro vendido em um leilão”.
O recorde foi oficializado em uma cerimônia realizada perto do mercado de peixes de Tsukiji, em Tóquio, onde o atum foi vendido no leilão de Ano Novo em 2013.
O Guinness World Records presenteou a Kiyomura Corp., operadora da rede de restaurantes Sushizanmai, com um certificado. A rede pagou 155.4 milhões de ienes ($1,4 milhão) pelo peixe.
“Com o novo recorde mundial, vou me empenhar para desenvolver a indústria da gastronomia, da pesca e economia do Japão ainda mais”, disse Kiyoshi Kimura, presidente da empresa.
O atum de recorde mundial, que foi pescado ao largo da costa de Oma (Aomori), foi cotado a cerca de 700.000 ienes por quilo, equivalente ao valor de 40.000 a 50.000 ienes por unidade de sushi “nigiri”.
Fonte e imagem: Asahi